quinta-feira, 4 de outubro de 2012

HO OPONOPONO

A História

Ho'oponopono faz parte da tradição dos povos Havaianos há milênios, o original era interpessoal, com um grupo coordenado por um mediador. Nos anos 80 a Kahuna Morrnah Simeona, apresentou o que ela chamou de Ho'oponopono da Identidade Própria, que é intrapessoal, um processo interior sem a necessidade de mediação externa. O Dr. Ihaleakalá Hew Len é quem tem divulgado esse novo Ho'oponopono nestes anos recentes. Para fins informativos o que segue é o básico e essencial para se entender como funciona, e como se aplica o Ho'oponopono:
Que maravilhoso é apreciar o fato que a existência é um estado de Mente. Que não há nada "lá fora", fora da Mente, do SER. Que o mundo vivenciado existe somente na Mente como inspirações ou memórias se repetindo. Problemas, doenças, e sofrimento são memórias se repetindo no subconsciente. 

É maravilhoso saber que o SER tem escolha: continuar engajado em sofrimento, memórias se repetindo, ou "largar de mão e deixar Deus (fazer)" Identidade Própria através do Ho'oponopono é arrependimento, perdão, e uma petição transmutadora à Divindade para apagar as memórias repetindo sofrimento. 

Ao libertar as memórias a mente é restaurada ao seu estado original de vazio, de zero, de pureza. Iluminação e Inspiração fluem automaticamente do vazio. De momento à momento a escolha é: ser ou não ser livre das memórias repetindo os problemas. Identidade Própria através do Ho'oponopono providencia a escolha de se ser livre e inspirado ao mesmo tempo.

Eu desejo à você, sua família, parentes, e ancestrais, Paz além da compreensão. Paz do Eu.

Ihaleakalá Hew Len,
Ph.D., Chairman Emeritus
The Foundation of I, Inc. Freedom of the Cosmos


Como Praticar o Ho’oponopono

O intelecto não dispõe dos recursos para resolver
problemas, ele só pode manejá-los. E manejar não resolve problemas. 

Ao fazer o Ho’oponopono você pede a Deus, a Divindade, o Universo, o Tudo que HÁ, a Força Superior (conforme você concebe e entende essa Força) para limpar, purificar a origem destes problemas, que são as recordações, as memórias. Você assim neutraliza a energia que você associa à determinada pessoa, lugar ou coisa. No processo esta energia é libertada e transmutada em pura luz pela Divindade. E dentro de você o espaço que foi liberado é preenchido pela luz da Divindade. Então, no Ho’oponopono não há culpa, não é necessário reviver sofrimento, não importa saber o porquê do problema, de quem é a culpa, sua origem.

No momento que você nota dentro de si algum incômodo em relação a uma pessoa, ou lugar, acontecimento ou coisa, inicie o processo de limpeza, peça a Deus:

“Divindade, limpe em mim o que está contribuindo para este problema.” 
Então use as frases desta seqüência: “Sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grato.” várias vezes, você pode destacar uma que lhe toca mais naquele momento e repeti-la. Deixe sua intuição lhe guiar.

* Quando você diz “Sinto muito” você reconhece que algo (não importa se saber o que) penetrou no seu sistema corpo/mente. Você quer o perdão interior pelo o que lhe trouxe aquilo. 

*Ao dizer “Me perdoe” você não está pedindo a Deus para te perdoar, você está pedindo a Deus para te ajudar se perdoar.

* “Te amo” transmuta a energia bloqueada (que é o problema) em energia fluindo, religa você ao Divino.

* “Sou grato”é a sua expressão de gratidão, sua fé que tudo será resolvido para o bem maior de todos envolvidos. 

A partir deste momento o que acontece a seguir é determinado pela Divindade, você pode ser inspirado a tomar alguma ação, qualquer que seja, ou não. Se continuar uma dúvida, continue o processo de limpeza e logo terás a resposta quando completamente limpo.

Lembre-se sempre que o que você vê de errado no próximo também existe em você, SOMOS TODOS UM, portanto toda cura é auto cura. Na medida em que você melhora o mundo também melhora. Assuma esta responsabilidade. Ninguém mais precisa fazer este processo, só você. 

Aqui está a oração original da Morrnah Simeona, simples e poderosa:


“Divino Criador, Pai, mãe, filho em Um... 
Se eu, minha família, meus parentes e ancestrais lhe ofendemos, à sua família, parentes e ancestrais em pensamentos, palavras, atos e ações do início da nossa criação até o presente, nós pedimos seu perdão... 
Deixe isto limpar, purificar, libertar, cortar todas as recordações, bloqueios, energias e vibrações negativas e transmute estas energias indesejáveis em pura luz... 
Assim está feito.” 

Faça esta oração em relação a qualquer problema com qualquer pessoa; ao se fazer o apelo ao Divino Criador estamos nos dirigindo à divindade que existe dentro de todas as pessoas, que é a extensão do Divino Criador. Só é necessário isso.



A prática constante do Ho'oponopono gera uma vibração que facilita lidar com as surpresas no dia a dia. Quando toca o telefone eu imediatamente já estou "limpando" , peço à Divindade para transmutar em pura luz qualquer coisa em mim que possa vir a contribuir para gerar algum problema com a pessoa que estiver ligando. Mas já cheguei no ponto de; tocou o telefone - a frase "Te amo" já está sendo aplicada repetidamente com este intuito.


                                                          Retirado do site www.hooponopono.ws

5 comentários:

  1. Gostei. Continue alimentando esse blog com postagens maravilhosas como tu és.

    ResponderExcluir
  2. Amei. teu blog está incrivel,parabens,bjss

    Mari

    ResponderExcluir
  3. RÊ. Muito bom!!Adorei. O blog tá lindo, os posts são de uma energia maravilhosa. Puro ensinamento para a alma.
    Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns! Amei e vou procurar fazer sempre esta oração assim como as outras!! bjs O blog tá muito bom!!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns! Amei e vou procurar fazer sempre esta oração assim como as outras!! bjs O blog tá muito bom!!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou dúvida. Contate-me.